Abrigo Sustentável – Movimento Bem Maior

O projeto Abrigo Sustentável surgiu em 2015, pelo Núcleo Rio de Janeiro, e visa a instalação de um sistema sustentável composto de energia fotovoltaica e aproveitamento de águas pluviais em abrigos, visando a redução nos valores das contas de energia elétrica e água. Em 2020, os sistemas foram instalados nas associações AMAR e ASSIDEF, e irão gerar 19654 kWh de energia limpa por ano, evitando a liberação de 281 toneladas de CO2 na atmosfera, o que equivale a 2000 árvores plantadas.

Dados dos projetos

Edital Movimento Bem Maior

Mais de 2 mil inscritos e o ESF-Rio foi uma das 50 organizações da sociedade civil / coletivos brasileiros finalista no edital do Movimento Bem Maior (ano 2019), após uma acirrada votação popular.

Fomos contemplados com o orçamento de R$100mil para aplicação do projeto Abrigo Sustentável nas duas instituições (ASSIDEF e Casa Dom Helder Câmara).

Para saber mais, acesse o Relatório Bem Maior sobre os projetos contemplados por este edital clicando AQUI.

Depoimentos

"Fazer parte do time ESF-Rio Solar, é motivo de muito orgulho e alegria. Na labuta do dia a dia, as vezes não temos tempo de olhar para o lado e perceber o mundo ao nosso redor! Estar em comunhão ao lado de pessoas inspiradoras, em um ambiente de solidariedade e respeito, eleva o espírito e me trás a oportunidade de fazer parte de algo muito maior do que eu, reduzindo a distância entre realidades desiguais!"
Vinicius Lopes
Voluntário
"A primeira vez que ouvi falar do ESF-RJ foi no início de agosto/19, por meio do blog do conselheiro Hans Raushumayer, que divulgou a campanha para arrecadação de fundos para a obtenção do CNPJ do núcleo RJ. Como o Mestre Hans tem “fé pública”, me interessei pelo tema e além de contribuir na vaquinha, entrei em contato com o ESF e no final de agosto minha inscrição foi aceita. Particularmente este aceite me foi muito importante. Há alguns anos estou em tratamento oncológico devido a um sarcoma um pouco raro, que estava sob controle, mas que me custou a remoção da metade de um pulmão em junho/19... Estava precisando de algum fato / atividade nova para me motivar... e o ESF chegou em boa hora. Com o projeto MBM, houve ainda mais motivação... Treinamento / aulas presenciais? Maravilha, será que eu poderia ministrar algumas? Mas então vou precisar falar muito e por muito tempo... vamos então reforçar a fisioterapia respiratória... e surpresa, minha capacidade pulmonar ficou praticamente a mesma que antes da cirurgia... nada como uma boa motivação!!!
No projeto MBM conheci pessoas incríveis, entre integrantes do ESF-RJ, da Amar e dos alunos / treinandos... ficou claro que agindo de forma participativa é possível fazer a diferença quando se comunga o mesmo objetivo. Atualmente continuo em tratamento médico, com algumas vitórias... e algumas derrotas, mas acredito que devemos sempre pensar de forma positiva e produtiva, sendo sem dúvida os projetos em execução, tais como o MBM, verdadeiros catalizadores da vontade de sempre ir em frente, da melhor forma que nos é possível, em prol da conquista dos objetivos comuns."
Claudio Magnanini
Voluntário

Fotos do projeto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *